Festa Junina: 5 dicas para comer bem

Você pode aproveitar a festa junina sem deixar a alimentação saudável de lado. Preparamos algumas dicas para te ajudar.

Você pode aproveitar a festa sem deixar a alimentação saudável de lado. Preparamos algumas dicas para te ajudar.

A época de Festa Junina é repleta de comemorações, tradições e pratos típicos. Só de falar em pamonha, milho verde, quentão e pé de moleque já dá água na boca e a vontade é de experimentar tudo. Mas vá com calma: comer demais pode causar infecções, intoxicações alimentares ou ingestão excessiva de carboidratos e açúcar.

Com esses 5 cuidados, você pode aproveitar a festa sem deixar a alimentação saudável de lado:

  1. Fique de olho na limpeza. Repare nas condições de higiene e a limpeza do local. Se possível, procure descobrir o prazo de validade dos alimentos e se eles estão devidamente acondicionados.
  2. É industrializado? Cuidado redobrado. Fique atento aos produtos industrializados como cachorros-quentes, churrasquinhos e queijo coalho. Evite consumir condimentos em bisnagas, prefira sachês individuais.
  3. Que tal um lanchinho caseiro? Faça um lanchinho antes de sair de casa. Isso ajuda a diminuir a fome e fica mais fácil resistir às tentações na hora do evento.
  4. Álcool e frituras, só com moderação. Tome cuidado com as bebidas alcoólicas como quentão e vinho quente, e também com as frituras como pastéis e churros.
  5. Para comer à vontade: Pinhão, milho verde e batata doce são alternativas menos calóricas, e ainda assim deliciosas.

Não deixe de aproveitar, afinal, escorregar um pouquinho é normal. O importante é retomar a alimentação saudável mesmo depois das festas.