Sexagem fetal: como é feito e quando fazer o exame para descobrir o sexo do bebê
O exame de sexagem fetal é um teste genético que permite descobrir o sexo do bebê a partir da oitava semana de gestação.
Realizado com uma simples coleta de sangue materno, o exame oferece alta precisão e segurança, sendo uma alternativa aos métodos tradicionais, como a ultrassonografia, que geralmente revela o sexo do bebê a partir da 16ª semana de gestação.
No Alta Diagnósticos é possível realizar o exame para saber o sexo do seu bebê. Entenda mais sobre o exame e tire suas principais dúvidas.
O que é sexagem fetal?
A sexagem fetal é um exame não invasivo que permite saber o sexo do bebê. O exame é feito por meio de uma coleta simples do sangue da mãe. A amostra é analisada por meio de biologia molecular, para identificar o sexo do bebê antes do exame de ultrassonografia.
Como funciona?
- A presença cromossomo Y na amostra indica a probabilidade de 99% do feto ser masculino.
- No caso da ausência do cromossomo Y, o resultado indica a gravidez de uma menina.
Com quanto tempo de gestação a sexagem fetal pode ser feita?
É recomendado realizar o exame após a 8ª semana de gestação. Porém, a 11ª semana é a ideal para chegar em resultados mais efetivos.
Preparo para o exame
O exame não exige preparo prévio ou jejum para a realização do exame. Na verdade, é recomentado que a gestante esteja bem alimentada e hidratada na hora da coleta, para evitar qualquer tipo de mal-estar.
Contraindicações
O exame não possui contraindicações e pode ser realizado por qualquer gestante.
Porém, algumas questões biológicas podem interferir no resultado, como transfusão de sangue, transplante de órgãos ou gêmeo evanescente (reabsorvido).
Assim, o exame não deve ser realizado em gestantes que tenham recebido transplante de medula óssea de doador do sexo masculino ou transfusão de sangue nos últimos três meses.
Sexagem Fetal para gêmeos
Mesmo em caso de gestação de gêmeos, ainda é possível realizar o exame de sexagem fetal.
Se a gestação for gemelar bivitelina, que é quando há a formação de duas placentas, o resultado pode ser parcial, ou seja, não é sempre que dá para saber o sexo de ambos os bebês.
Se o exame mostrar a presença do cromossomo Y, significa que pelo menos um dos bebês é do sexo masculino. Se não mostrar o cromossomo Y, significa que ambos os bebês são do sexo feminino.
Quando a gestação é univitelina, onde os bebês dividem a mesma placenta, o resultado significa que é o mesmo sexo para ambos os fetos.
O exame de sexagem fetal é seguro?
Sim, o exame não apresenta nenhum risco para a mãe ou para o feto.
Qual é a margem de erro da sexagem fetal?
A margem de erro é baixíssima e o exame tem 99% de chance de apresentar o resultado correto, se feito a partir da 8ª semana de gestação.
O exame de sexagem fetal identifica problemas genéticos?
Não. A sexagem fetal não é capaz de diagnosticar condições genéticas. Para isso, existem outros métodos mais sensíveis e confiáveis, como o exame NIPT. Converse com o seu médico sobre os benefícios desse tipo de exame.
Núcleo de Medicina Fetal
A unidade Alto de Pinheiros do Alta Diagnósticos conta com um Núcleo especializado em Medicina Fetal, que reúne uma ampla gama de exames e procedimentos. A proposta é oferecer um atendimento completo, desde o ultrassonografia até a sexagem fetal, passando por procedimentos invasivos e ressonância magnética. Saiba mais: Núcleo de Medicina Fetal
Fonte: Dra. Adriana Bittencourt Campaner, ginecologista e obstetra da rede Dasa