É menino ou menina? O que você precisa saber sobre o exame de sexagem fetal

exame de sexagem fetal

É menino ou menina? A sexagem fetal é uma ótima alternativa para as mamães que desejam saber antecipadamente o sexo de seu bebê. O exame é simples e consiste em uma coleta de sangue capaz de identificar o sexo através dos cromossomos identificados. 

Entenda um pouco mais sobre a sexagem fetal e quando agendar seu exame no CERPE com segurança e confiabilidade. 

O que é sexagem fetal?

A sexagem fetal é um exame não invasivo que permite saber o sexo do bebê antes da ultrassonografia convencional. Consiste na coleta de uma amostra de sangue da gestante, onde é possível observar fragmentos do DNA do feto, permitindo saber se o bebê é menino ou menina.

Com quantas semanas dá pra saber o sexo do bebê?

A sexagem fetal revela o sexo do bebê após a 8ª semana de gestação, sendo a 11ª semana a ideal para obter resultados mais assertivos. Isso porque, à medida que o tempo da gestação avança, aumenta o número de células fetais presentes no sangue da gestante. 

Como é feito o exame de sexagem fetal?

O exame de sexagem fetal é realizado através de coleta de sangue da gestante, onde estão presentes fragmentos do DNA do feto. Isso permitirá que por meio de biologia molecular seja possível identificar se o bebê é menino ou menina.

O exame mostra a presença ou não do cromossomo Y, que se for identificado indica que os pais terão um menino. Na ausência do cromossomo Y,  indica que será uma menina.

Como é feito o exame de sexagem fetal

O resultado da sexagem fetal demora quanto tempo?

Geralmente o resultado da sexagem fetal demora em torno de duas semanas para ser liberado.

Como interpretar o resultado do exame?

O exame possui apenas dois resultados possíveis

Se a sexagem fetal apontar ausência da região SRY, indicando que não há cromossomo Y, o bebê é menina. 

Caso seja identificada a presença da região SRY, indicando que a presença de cromossomo Y, o bebê é um menino. 

E se for uma gestação de gêmeos?

O exame de sexagem fetal pode ser realizado por mamães de gêmeos também. O que muda é que se o resultado apresentar negativo para o cromossomo Y, significa que a gestação é só de meninas. Se o resultado for positivo para cromossomo Y, significa que pelo menos um dos fetos é menino, porém não quer dizer que o outro bebê também seja. 
 

É possível o sexo do bebê estar errado nos resultados?

O exame, no geral, é bastante assertivo se realizado a partir da 8ª semana de gestação.

O resultado da sexagem fetal pode sofrer interferências caso a gestante já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão em algum momento da vida ou nas gestações por fertilização in vitro .

Diferença entre sexagem fetal e outros testes

A sexagem fetal é um exame simples e rápido, sendo realizado através de uma coleta sanguínea e sua assertividade é de quase 100%. Os outros testes são diferentes. Veja:

  • Ultrassom morfológico: trata-se de uma ultrassonografia capaz de identificar o sexo do bebê e pode ser feito a partir do primeiro trimestre de gestação. 

  • Ultrassom específico do tubérculo genital fetal: consiste em uma ultrassonografia que analisa diretamente a parte genital fetal, identificando assim o sexo da criança.  

  • Intelligender: É um exame de urina, que é realizado como o teste de gravidez de farmácia. Se a luz ficar laranja, significa que é menina, se ficar verde, menino.A sensibilidade é inferior a sexagem realizada no sangue

Sexagem fetal para identificar problemas genéticos

A sexagem fetal não identifica problemas genéticos. Entretanto, a diferença entre o sexo encontrado na sexagem e o identificado em exames de imagem pode contribuir para a suspeita diagnostica de algumas doenças como hiperplasia congênita da adrenal, a síndrome da feminização testicular e outras condições raras. Para o diagnóstico de certeza de tais doenças existem métodos mais assertivos e sensíveis, como o exame de NIPT e exames genéticos especificos.

Preço do exame de sexagem fetal no CERPE

O preço do exame de sexagem fetal pode variar de acordo com a unidade ou laboratório. Para realizar seu exame no CERPE acesse nosso portal de agendamento online e confira!

Saiba mais: Hemograma completo

agendamento online